Rio de Janeiro
Foi sede do vice-reino, tornou-se capital da colônia e tornou- se, já no século XIX, a sede do Reino de Portugal e Algarves, com a chegada da Família Real. Em 1822, com a Independência do Brasil e a posse de D. Pedro I como imperador, o Rio tornou-se a primeira e única capital de um império no Hemisfério Sul.
A área foi submetida a grandes transformações, como as que abriram vias, como a Avenida Rio Branco, com o arrasamento de parte do antigo Morro do Castelo, e da Avenida Presidente Vargas, com a derrubada do casario que se proliferou com o desenvolvimento da zona portuária e dos ramais da estrada de ferro. Em seus rastros, testemunhos sólidos de uma época tornaram-se grandes referências culturais, do Centro Cultural Banco do Brasil ao Museu Nacional de Belas Artes, da Casa França Brasil ao Teatro Municipal.
As grandes obras marcaram também a era dos governos do pós-guerra. O modernismo deu o tom a monumentos como a Catedral Metropolitana, no local do antigo Morro de Santo Antônio, e o Museu de Arte Moderna, sobre o Aterro do Flamengo, já nos anos 50. Mas o início do século marcou também o desbravamento de outras áreas da cidade, que viriam a marcá-la como destino turístico: o surgimento de Copacabana e Ipanema, antes isoladas pelos morros que ponteiam a cidade, e o erguimento de dois ícones, o bondinho do Pão de Açúcar e a Estátua do Cristo Redentor, que contribuíram com o mais emocional dos títulos que um destino poderia receber do mundo: A Cidade Maravilhosa.
Pontos turísticos
Teatro Municipal: Projeto e construção de A. Guilbert e Francisco de Oliveira Passos. Sua inauguração deu-se em 14 de julho de 1909.As pinturas principais são de Eliseu Visconti – teto e pano de boca – e de Rodolfo Amoedo. Os mosaicos são de Henrique Bernardelli. Pça. Floriano, sem número – Centro Tel: (55 21) 2544-2900 Horário: Visitas agendadas segundas e terças / quintas e sextas entre 9 e 16h.
Arcos da Lapa: Localizado no Largo da Lapa, onde no passado se concentrava a vida noturna carioca, os Arcos da Lapa se mantêm como principal monumento do Rio colonial. Sua magnífica estrutura é composta por 42 arcos de dupla arcada. Foi originalmente construído para abastecer a cidade com água do rio Carioca, nome que originou seu primeiro nome, Aqueduto Carioca. Sobre o aqueduto, hoje trafega o bonde que liga o centro às ruelas antigas de Santa Teresa, pitoresco bairro com uma comunidade artística e com grande variedade de bares, restaurantes, museus, centros culturais e estúdios de arte.
Corcovado – Cristo Redentor: O Morro do Corcovado, tendo em seu topo a imagem do Cristo Redentor, é um dos principais símbolos da cidade. Esse imenso bloco de rocha vertical e aparente, emergindo da mata, dominando tudo a sua volta é, sem dúvida, um dos motivos que fazem do Rio de Janeiro a “Cidade Maravilhosa”. Construída em concreto armado, revestido por pequenos triângulos de pedra-sabão, sobre um pedestal de 8 metros de altura, onde há uma capela para 150 pessoas, a estátua mede 30 metros de altura; a distância entre os extremos dos dedos é de 28 metros; seu peso total é de l.l45 toneladas, sendo que a cabeça pesa 30 toneladas e os braços 88 toneladas cada um. A subida ao topo do Corcovado, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca, pode ser feita de trenzinho ou táxi e van. (Endereço: Estação do Trenzinho: Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho – Tel: (55 21) 2558-1329 Horário: Diariamente das 8:30 às 18:30h.)
Jardim Botânico: O Jardim Botânico possui uma imensa área verde de 1,4 milhão de metros quadrados onde são cultivadas cerca de cinco mil espécies de plantas e árvores tropicais.Percorrendo as trilhas que recortam o jardim se descobrem, entre as palmeiras imperiais e seus sabiás, plantas carnívoras, violetas africanas, orquídeas, pequenas fontes e recantos habitados por micos, esquilos e gambás. O jardim ainda abriga o Museu Botânico, uma biblioteca com acervo de 76 mil livros especializados, um horto, um orquidário e várias estufas. (Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico Tel: (55 21) 2294-9349 – Horário: Diariamente de 8 às 17h00).
Maracanã: Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca (“semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, durante o mandato do então General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio, Marechal Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Estádio do Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira
Pão de Açúcar: Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro pode ser visto logo à entrada da Baía de Guanabara. Composto por dois trechos, o primeiro vai da Praia Vermelha ao Morro da Urca atingindo 224 metros de altura, e o segundo trecho, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar, de 395 metros de altura. A viagem no bondinho dura aproximadamente 3 minutos em cada trecho. Atualmente, são transportadas cerca de um milhão de pessoas por ano em bondinhos com capacidade para setenta e cinco passageiros por viagem. (Endereço: Av. Pasteur, 520 – Praia Vermelha – Tel: (55 21) 2546-8400 Horário: Diariamente das 8 às 22h.)
Informações úteis
Aeroportos
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, localizado na Ilha do Governador, é de fácil acesso por modernas vias expressas, ao Centro e à Zona Sul da cidade, onde se encontram os principais hotéis. Vinte e seis companhias aéreas internacionais e todas as companhias aéreas brasileiras operam no aeroporto, que registrou no ano de 1998 um movimento de aproximadamente 8 milhões de passageiros entre voos domésticos e internacionais.
O Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro da cidade, opera voos regionais ligando as principais capitais do país, jatos executivos e aeronaves de menor porte. Um excelente serviço de táxi e de ônibus liga os aeroportos aos principais hotéis e áreas residenciais.
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão – Antonio Carlos Jobim:
Tel – informações: (21) 3398-5050
Voos: (21) 3398-4527 / 3398-4526
Aeroporto Doméstico- Santos Dumont:
Informações e voos (21) 3814-7070
Horário Comercial: a maioria dos escritórios abre das 09:00 às 18:00h de segunda a sexta-feira e das 09:00 às 13:00h aos sábados. A maioria dos grandes Shopping Centers, como o Rio Sul e o Barra Shopping abre de segunda a sábado das 10:00 às 22:00h e aos domingos das 15:00 às 21:00h. O Rio tem várias lojas de conveniência abertas 24 horas/dia. Os bancos abrem de segunda a sexta das 10:00 às 16:00h.
Clima: o Rio de Janeiro é uma cidade subtropical. O verão se estende de dezembro a março com temperaturas variando de 25°C (77°F) a 42°C (108°F); o inverno vai de junho a agosto, com a temperatura em torno de 20°C (68°F) de dia e 16°C (60°F) à noite.
Comunicações: a cidade tem um excelente sistema de comunicações que liga o Rio ao resto do Brasil e ao mundo. Discagens direta e a cobrar podem ser feitas de qualquer telefone. Telefones públicos são encontrados por toda a cidade, inclusive na areia das praias, e operam com cartões telefônicos. Telefones celulares portáteis podem ser alugados a baixo custo pelos visitantes. O código de Discagem Direta para o Rio de Janeiro é 21.
Eletricidade: a corrente elétrica do Rio de Janeiro é 110 ou 120 volts. Muitos hotéis e edifícios possuem tomadas alternativas para 220 volts.
Policiamento
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro dispõe de um batalhão – BPTUR – especializado no patrulhamento ostensivo da cidade do Rio para proteção ao turista. Devidamente treinados e equipados para o atendimento a ocorrências policiais com turistas, os policiais desta corporação são encarregados do patrulhamento de pontos turísticos, praias e áreas próximas a hotéis.
BPTUR – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas
Endereço: Rua São Clemente, 345 Botafogo
22260-001 Rio de Janeiro -RJ
Tel: (21) 3399-7565 / 69
(21) 3399-7457 call center
(21) 3399-7562 serviço de inteligência
Fax: (21) 3399-7450
A Delegacia de Atendimento ao Turista – DEAT – um ramo especializado da Policia Civil, é constituída por delegados, detetives, investigadores e escrivães responsáveis pela apuração e registro de eventuais ocorrências. A DEAT tem sua própria sede convenientemente localizada no Leblon em frente ao Teatro Casa Grande e perto do Scala. A delegacia foi instituída e os policiais especificamente treinados para atender os visitantes estrangeiros.
Delegacia de Atendimento ao Turista – DEAT
Endereço: Av. Afrânio de Mello Franco, s / nº – Leblon
22430-060 Rio de Janeiro – Brasil
Tel: (21) 2511-5112 / 3399-7170
Fax: (21) 3399-7172
Táxis: O Rio tem uma grande frota de táxis, quase todos equipados com ar-condicionado. Os táxis comuns, identificados pela cor amarela, circulam pelas ruas com taxímetro. Táxis especiais operados por companhias licenciadas servem aos aeroportos e hotéis ou podem ser chamados por telefone. Nos aeroportos e principais shoppings centers, a maioria dos táxis especiais trabalha com tarifas fixas por área, que podem ser pagas antecipadamente no balcão da companhia, onde deve estar afixada a tabela de preços.